Perdida na História

Perdida na História

quarta-feira, 13 de julho de 2011

O Códice Calixtino

Surgiu, recentemente, na imprensa uma notícia relativa ao desaparecimento do "Códice Calixtino" , da Catedral de Santiago de Compostela.


Para começar, o "Códice Calixtino" é um livro datado do século XII, de valor incalculável.


"É conhecido do grande público pelo seu livro V, que se constitui no mais antigo guia para os peregrinos que faziam o Caminho rumo a Santiago de Compostela, incluindo conselhos, descrições do percurso e das obras no arte nele existentes, assim como usos e costumes das populações que viviam ao longo da rota. Os demais livros do códice contém sermões, narrativas de milagres e textos litúrgicos diversos relacionados com o apóstolo Tiago."


O manuscrito está dividido em 5 livros:
- O primeiro de carácter litúrgico, contem sermões e homilias;
- O segundo relata os milagres atribuídos ao Apóstolo Santiago;
- O terceiro recorda a transladação do corpo;
- O quarto é o livro o Turpin ;
-O quinto é um guia antêntico de peregrinação.

O seu nome deve-se ao seu autor: Papa Calixto II; porém, muitos estudiosos acreditam que o manuscrito foi feito por três escribas diferentes.

O mais estranho de tudo, é o facto deste verdadeiro tesouro não ter seguro.  Como é possivel? Apesar do livro exposto ser uma cópia, o facto é que o original foi mesmo roubado da caixa forte da Catedral. Obra de profissional, não? Foi já considerado o roubo do século, no que diz respeito a obras de Arte. Efectivamente, para a Igreja Católica, fiéis e apreciadores de História, foi roubada uma obra de valor inimaginável.

Contudo, espantosamente, Portugal tem uma cópia do manuscrito! Apesar de "cópia" parecer algo diminuto, neste caso, não é. Esta cópia data de 1175!!

Sem comentários:

Enviar um comentário