Perdida na História

Perdida na História

quinta-feira, 28 de julho de 2011

12 Trabalhos

Toda a gente já terá ouvido falar dos famosos 12 trabalhos de Hércules. Quais terão sido, realmente, as proezas realizadas por este semi-deus?

Tudo começou com um assassinato.


Hera, deusa e mulher de Zeus, não aprovava as aventuras de Zeus na Terra, sendo extremamente ciumenta relativamente a todos os filhos do deus, com as mulheres terrestres. Hércules, filho de Zeus e de Alcmena, estava no topo da lista: nenhum outro filho de Zeus teria uma tal força colossal, além de uma aparência digna de um verdadeiro deus.

Hera


Hera não estaria disposta a deixar Hércules sobreviver, enviando quando este era criança duas serpentes para o atacar enquanto o bebé dormia. Para espanto de todos, a criança depois de se divertir com os animais, aniquila as serpentes.



Devido à sua força, Hércules nao se conseguiu enquadrar devidamente no local onde vivia, vindo mais tarde a casar com uma mulher de longe, Mégara, uma princesa Tebana, vivendo feliz durante algum tempo, longe da cidade, no campo, com os seus dois filhos e a esposa.

Contudo, Hera nunca deixara de o observar. Uma noite, envia a Loucura, que se apodera de Hércules durante o sono.  Segundo a lenda, Hércules acorda e cego pela Loucura assassina a sua familia, esposa e filhos. Após o crime, Hércules acorda, e vê-se rodeado por um crime hediondo, cometido por ele próprio.

O herói não sabe o que fazer para se redimitir e obter o perdão dos deuses. Através de um barco rudimentar, Hércules dirige-se a Delfos, de modo a consultar o Oráculo.

Oráculo, em Delfos

O Oráculo não tem dúvidas: Hércules deverá pagar pelos seus crimes. Para tal, deverá dirigir-se ao rei de Tirinte, Euristeu (que segundo algumas lendas, seria seu primo), e este indicar-lhe-á a pena a cumprir.

Euristeu recebe Hércules com satisfação, comunicando-lhe que lhe dará uma tarefa tal, que só um ser muito superior conseguiria resolver. Segundo a lenda, tanto Euristeu como o próprio Oráculo estariam comprados pela inteligente Hera. 

Aqui começam os trabalhos de Hércules.

O trabalho consistiu em matar o fantástico leão de Nemeia. Este animal seria um ser quase mitológico, sendo que nenhum ser humano alguma vez se teria atrevido a chegar perto. Contudo, Hércules consegue-o matar, passando a usar a sua pele como elmo, por cima da sua cabeça.


Ao contrário do esperado, Hércules vence a tarefa, aparecendo a Euristeu pronto para o seguinte.

O segundo trabalho não era em nada mais fácil do que o primeiro:

2º: Matar a hidra de Lerna, uma serpente de nove cabeças. A do centro seria imortal, mas por cada uma das restantes que fosse cortada, nasciam mais duas; astuciosamente, Hércules queima a besta, sepultando a sua cabeça imortal debaixo de uma rocha. Á semelhança da pele do leão de Nemeia, Hércules aproveitou também daqui um elemento crucial a usar no futuro: o veneno da serpente passou a fazer parte das suas setas.


Ainda na busca pelo perdão, o 3º  o 4º trabalho continuaram a envolver animais místicos :

3º: Capturar o veado da Arcádia, um animal com armação de ouro e cascos de bronze. O herói terá demorado um ano a capturá-lo.

4º: Capturar vivo o javali de Erimanto, um violentissimo animal. Hércules apenas o terá capturado após o ter perseguido longamente por uma vasta extensão de neve, até o animal ficar exausto.

Absolutamente estupfacto com as proesas, Euristeu terá mudado de estratégia. Pensou em algo extraordinário...

5º : O herói deveria limpar os estábulos de Augeias, onde eram mantidos os 3 000 bois do rei de Élida, e que não eram limpos há 30 anos. Hércules deveria cumprir a tarefa em um dia. Perante o impossivel, o herói tem uma brilhante ideia: desvia o curso de dois rios, Alfeu e Peneu, que inundaram e varreram os estábulos. A tarefa fora cumprida.


6º: Capturar as aves vorazes de Estínfalo, com asas, bicos e garras de bronze e se alimentavam de carne humana. O herói assustou-as com uma matraca que lhe havia sido oferecida por Atenas, e seguidamente, matou-as com as suas setas envenenadas.

7º:Capturar o touro de Creta, que o rei Minos não submeteu a sacrificio, tal como Posidon lhe terá ordenado. O herói captura o animal, leva-o aos ombros até Euristeu e, posteriormente, solta-o para que vagueasse pela Grécia.



8º: Neste trabalho, Hércules deveria apanhar os cavalos de Diomedes, cujos o rei sempre alimentara com carne humana. Os animais terão morto Abderus, amigo do herói. Hércules vinga-se matando o rei Diomedes, oferece-o aos animais que, por sua vez, amansaram, sendo mais tarde destruídos por feras do Olimpo.

9º: Aqui, seria necessário o herói roubar a cinta da rainha das Amazonas, cobiçada pela filha de Euristeu. Para tal, o herói teve de matar a rainha.

10º:  Neste décimo trabalho, Hércules teria de recolher os touros de Gérion, o monstro de três corpos, da fabulosa ilha da Eritreia. Na sua viagem, o herói viu-se obrigado a levantar duas colunas, uma de cada lado do estreito de Gibraltar.


Ainda não satisfeito, Hera desafia, uma vez mais, Hércules...

11º: Nesta tarefa, o herói deveria recolher as maçãs de ouro do Jardim das Hespérides, cuja localização o herói desconhecia. Assim, Hércules pede ao gigante Atlas que encontre o Jardim; para tal, fica Hércules no seu lugar, sustentando o Mundo nos seus ombros.


   Por último, um trabalho final, e o herói estaria livre...

12º: Trazer o temível cão Cérbero do mundo dos mortos, sem utilizar qualquer arma. Uma vez mais, o herói consegue, e mostra-o a Eristeu.

  Com os três últimos trabalhos, Hércules conquistou a imortalidade, pois Gerion e Cérbero representavam a morte e as maçãs eram o fruto da Árvore da Vida.

Tempos depois, o herói volta a casar, desta vez com Dejanira. Conta a lenda que  uma ocasião, Hércules viajava com Dejanira, quando permitiu que um centauro chamado Nesso a carregasse para atravessar um rio. Nesso tentou agredi-la e Hércules, te-lo-á morto com uma flecha envenenada. Ao morrer, Nesso pede a Dejanira para guardar o seu sangue; para usá-lo como "filtro de amor".

Mais tarde, Hércules apaixonou-se por Iole, uma mulher que ele próprio havia capturado. Enciumada, Dejanira mergulhou uma túnica no sangue de Nesso oferencendo-a a Hércules. Assim que a vestiu, o veneno começou a queimar a sua carne.


 Não suportando a dor, pediu aos seus amigos que construissem e o colocassem numa pira funerária e a acendessem.

Depois de morto, Hércules foi levado ao Olimpo, tornando-se, finalmente, imortal.


Ora, é um facto que em nada os desenhos animados se aproximam da lenda do herói Hércules, nomeadamente, o "Hércules" da Disney. 


 Por outro lado, para mim, a lenda tem uma contradição: um homem que cometeu uma atrocidade, um assassinato, e se pretende redimir, é estranho ter desde logo aceite "trabalhos" que, na maioria das vezes, também envolveram outras mortes.

Efectivamente,  Hércules torna-se um herói pelos seus feitos muito além do comum humano, no entanto, vendo por outra perspectiva, o que foi ele a não ser um mercenário? um assassino? hmm....

É curioso um outro ponto. Como surge Hércules na Antiguidade?

"As antigas fontes romanas indicam que o herói grego "importado" veio substituir um antigo pastor mitológico chamado pelos povos da Itália de Recaranus ou Garanus, e que era famoso por sua força. Enquanto o mito de Hércules incorporou muito da iconografia e da própria mitologia do personagem grego, ele também tinha um número de características e lendas que eram marcadamente romanas"

Controverso ou não, Hércules continuará sempre a ser um ídolo, o maior "semi-deus" de toda a Mitologia Grega.

Fonte:Enciclopédia Larrousse;http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9rcules

Sem comentários:

Enviar um comentário