Perdida na História

Perdida na História

sábado, 2 de julho de 2011

A mentira "telefónica"...

Quem, afinal, foi o verdadeiro inventor do telefone? A quem pertenceu essa verdadeira ideia revolucionária? Certamente, não foi a Bell....
Antonio Santi Giuseppe Meucci(1808 -1889) foi um inventor italiano, conhecido como o verdadeiro criador do telefone.
Estudou na Academia de Belas Artes da capital de Toscana, trabalhando posteriormente como empregado da alfândegae depois como técnico de cenários do histórico Teatro della Pergola de Florença.
Em 1856 Meucci construiu um telefone eletromagnético - que denominou telettrofono -para conectar o seu escritório ao seu quarto, localizado no segundo andar da casa, pois a esposa sofria de reumatismo. Porém, devido a dificuldades financeiras, Meucci apenas conseguiu pagar a patente provisória da sua invenção.
Devido à sua enorme falta de dinheiro, acabou por vender o protótipo do telefone a Alexander Graham Bell, que, em 1876, patenteou a invenção como sua.
Apesar de processar Bell, Meucci acabou por morrer ainda durante o processo, absolutamente pobre, tendo o caso sido encerrado. Desta forma, Bell ficou para a posteridade como o inventor do telefone...
Apenas em 2002, o Congresso Americano reconheceu Meucci como o verdadeiro e único inventor do telefone, aprovando a resolução N°. 269, estabelecendo que o inventor do telefone fora, na realidade, Antonio Meucci e não Alexander Graham Bell.

Pena a verdade não ser mais divulgada.

1 comentário:

  1. Antes de darmos todos este dado por adquirido, tomemos o facto de todos atribuírem a transmissão rádio, ou vulgo TSF (Transmissão Sem Fios...), a Marconi (em conflito, a Tesla..). No entanto, os brasileiros tinham para eles, e tomando como verdadeiras as provas que estes não se coíbem de mostrar, que tudo indicava que afinal o 1º "radiofonista", tinha sido o padre Landell, ou seja, para além deste aficionado da electrónica, está o pais Brasil, em contraponto com os outros no jogo, a saber, a Itália, e os EUA…
    Segundo alguns autores, a tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do século XIX, mas a Suprema Corte Americana concedeu a Nikola Tesla o mérito da criação do rádio, tendo em vista que Marconi usara 19 patentes de Tesla no desenvolvimento do projecto.
    Na mesma época em 1893, no Brasil, o padre Roberto Landell de Moura também procurava resultados semelhantes, em experiências realizadas em Porto Alegre, no bairro Medianeira, onde ficava a sua paróquia. Supostamente este aficionado, fez as primeiras transmissões de rádio no mundo, entre a Medianeira e o morro Santa Teresa.
    Mas na altura, no quadro global politico-geoestratégico, quem sabia o que era o Brasil? no entanto a Itália, tinha tido uma convulsão há pouco tempo, 50 / 60 anos com a unificação (Garilbaldi..), e os USA davam sempre jeito tê-los por perto (e próximos..).
    A velha Europa esfregava as mãos (já nesse tempo era assim..), pois sempre eram mais uns milhões dentro do espaço ocidental para aumentarem transacções comerciais, e consumir o que os grandes produziam...
    Obviamente que ninguém ia pôr em causa a fonte primeira, a proveniência do grande invento, quer fosse Itália ou USA…mas, o Brasil.
    É hoje de fonte segura, como o centro de patentes federal dos USA, que realmente a pessoa que primeiro desenvolveu a chamada TSF, foi o padre Landell…
    Victor Gomes

    ResponderEliminar