Perdida na História

Perdida na História

terça-feira, 27 de setembro de 2011

"O maior tesouro"

Saiu recentemente uma notícia que revela que terá sido encontrado o navio mercante britânico SS Gairsoppa, afundado durante a Segunda Guerra Mundial. Estima-se que a fortuna que ali repousa seja de pelo menos 170 milhões de euros, o maior tesouro de sempre alguma vez resgatado.


"São 200 toneladas de prata que estão prestes a ser resgatadas pela empresa norte-americana de exploração aquática Odyssey Marine. Se a operação for bem sucedida, a empresa ficará com 80% do valor da carga, de acordo com o contrato firmado com o governo britânico."

O navio

     O navio SS Gairsoppa regressava ao Reino Unido, depois de uma expedição à Índia. Porém, devido às péssimas condições atmosféricas e à perda de combustível, o navio desviou-se da coluna militar em que seguida, passando-se a dirigir para o porto de Galway, na Irlanda, para abastecer. Terá sido nessa altura  que foi localizado e afundado pelo submarino alemão U101.



      Da tripulação de 85 membros, apenas uma pessoa conseguiu sobreviver ao naufrágio.



A Descoberta

      "O navio foi encontrado a 380 quilómetros a sudoeste da costa irlandesa", disse a empresa na segunda-feira, a partir de um submarino controlado remotamente. "Guarda 270 toneladas de prata e existe a possibilidade de algumas peças conterem ouro".




      "A operação para recuperar o tesouro está agendada para a primavera de 2012. O contrato determina que os destroços sejam cuidadosamente observados devido à eventualidade de existirem restos mortais, embora o principal arqueólogo marinho a acompanhar as operações no Atlântico Norte, Neil Dobson, afirme que tal seja “altamente improvável” pela distância temporal e pela profundidade a que o navio se encontra, informa a BBC".







Fonte:
 http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1189061.html#page=18
http://www.bbc.co.uk/news/uk-15061868

Sem comentários:

Enviar um comentário