Perdida na História

Perdida na História

terça-feira, 13 de setembro de 2011

A correr!

      Uma das mais famosas, senão a mais famosa, e dificeis provas dos Jogos Olímpicos actuais é a Maratona. Contudo, "Maratona" foi palco de grandes batalhas gregas, assim como toda a prova é uma homenagem a um soldado e atleta.


     No ano de 490 a.C. quando os soldados atenienses se retiraram para a planície de Marathónas para combater os persas na Primeira Guerra Médica, as suas mulheres ficaram aflitas pelo resultado, visto os inimigos terem jurado que, depois da disputa, avançariam sobre Atenas, desonrariam as mulheres e sacrificariam todos os filhos que encontrassem.


      Ao saberem da advertência, os gregos ordenaram a todas as mulheres para, se não recebessem a notícia da sua vitória dentro de um dia, matar seus filhos e, em seguida, se suicidarem.


     Conta a História que os gregos ganharam a batalha, mas a contenda levou mais tempo do que estava previsto, de modo que recearam que as mulheres gregas executassem o plano. Para acautelar a matança, o general grego Milcíades ordenou ao seu melhor corredor, o soldado e atleta Filípides, que corresse até Atenas, situada a cerca de 42 km dali, para levar a notícia.

     O atleta Filípides correu essa distância tão rapidamente quanto pôde e, ao chegar, conseguiu dizer apenas "vencemos", tendo caido morto pelo esforço.




     Numa outra versão, Heródoto conta que, na realidade, Filípides foi enviado antes da batalha a Esparta, e a outras cidades gregas, para pedir ajuda, tendo de correr duzentos e quarenta quilómetros em dois dias, voltando à batalha com os reforços necessários para vencer os persas. Como o caminho era irregular para os cavalos, somente um mensageiro corredor poderia cobrir a distância em tempo útil.



Estátua em homenagem ao atleta guerreiro


     O atleta correu, em dois dias, os 240 km por terreno irregular, só para chegar a Esparta e receber um não como resposta. Os espartanos estavam a comemorar o festival de Artémis, recusando-se a ajudar. Quanto a Filípides, este terá voltado com a má notícia, novamente a correr.

Vencer Persas? Só a correr…

     A preparação física era fundamental no exército ateniense. E foi graças à corrida que eles derrotaram os Persas em Maratona.


     O plano persa era simples: desembarcar na planície de maratona, derrotar o pequeno exército ateniense e então dar a volta pela costa para invadir Atenas pelo sul desprotegido. Eram menos de 10 mil atenienses que, sabendo da má notícia trazida por Filípides, deliberaram fazer um assalto rápido ao exército de mais 25 mil persas que havia desembarcado na planície de Maratona.
     O ataque surpresa terá sido um sucesso, expulsando os persas. Terá sido aí que se principiou a segunda fase do plano persa: navegar 8 a 10 horas até à praia de Phaleron, visto acreditarem estar desprotegida.

    
 Perante as circunstâncias, os atenienses necessitaram de usar toda a sua profunda preparação física. Depois da batalha que havia durado um dia completo, eles teriam que correr, aproximadamente, 40 km até Phaleron, de forma a impedir o desembarque persa.

    
     Nesta “maratona” os primeiros atenienses conseguiram alcançar Phaleron entre 5 a 6 horas e, cerca de uma hora antes dos barcos persas chegarem, os gregos já estavam instalados na praia, prontos para uma nova batalha. Pensa-se que esta corrida terá sido decisiva para a vitória.

     
Os persas não acreditaram nos seus olhos quando, ao chegar a Phaleron, terão avistado o exército ateniense. Apesar de serem mais numerosos, terão ficado francamente atemorizados pelos “super-homens” atenienses. A frota persa navegou mais alguns dias procurando, em vão, um porto seguro para o desembarque. Após o insucesso, ter-se-ão retirado.

Jogos Olímpicos

     Em 1896, cerca de 2400 anos mais tarde, nos primeiros Jogos Olímpicos modernos, o fantástico atleta grego Filípides foi homenageado através da criação da prova “Maratona”, cuja distância a percorrer era de 40 km. Desde 1908, está estipulada em 42,195 km.
     Coincidência ou não, os deuses pareciam estar com os gregos novamente, pois foi um grego, Spiridon Louis, o primeiro campeão olímpico de maratona.

Portugal a correr

     A maratona feminina foi introduzida nos Jogos de Los Angeles em 1984. A portuguesa Rosa Mota ganhou logo nesses jogos a medalha de bronze e, quatro anos depois em Seul, alcançou a medalha de ouro.


     
Carlos Lopes venceu a prova de maratona masculina, nos mesmos Jogos de 1984, tornando-se o primeiro português a ser medalhado com o ouro nos Jogos Olímpicos. A prova foi rápida, e a marca atingida (2h9m21s) foi recorde olímpico até aos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008!!!!


Algumas curiosidades:
- Na edição de Estocolmo 1912, o português Francisco Lázaro morreu durante a prova.
- Para que a família real britânica pudesse assistir ao início da prova do jardim do Palácio de Windsor, o comité organizador aferiu a distância total em 42.195 metros, que continua até hoje.
- A mais antiga maratona anual do mundo é a Maratona de Boston, nos Estados Unidos, disputada em todo feriado do Dia do Patriota, na terceira segunda-feira de Abril, desde 1897.

Sem comentários:

Enviar um comentário