Perdida na História

Perdida na História

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mary Celeste

      O navio Mary Celeste é um dos maiores mistérios da História. Ninguém consegue explicar até hoje os vários acontecimentos que terão levado a que este navio seja designado até hoje por "Mary Celeste: o Navio Fantasma".

      A embarcação foi construída em 1861, na Nova Escócia, Canadá, sob o nome de "Amazon". Zarpou de Halifax e ancorou na Baía de Glace, onde aguardava por um carregamento. Porém, foi drasticamente  danificado quando uma tempestade o lançou em direção à costa.





      O seu capitão, William Thompson, vendeu-o, então, a dois homens da Baía de Glace, que restauraram o barco e, no ano seguinte, venderam-no a Richard Haines, em Nova Iorque. Os novos donos rebatizaram-no com o nome "Mary Celeste".

      Anos mais tarde, a 7 de novembro de 1872, sob o comando do capitão Benjamin Briggs, o barco foi carregado com barris de álcool, despachados pela Meissner Ackermann & Coin, tendo zarpado de Staten Island, Nova Iorque, com destino a Génova, Itália.

Benjamin Briggs


      Além do capitão e oito marinheiros, o navio também transportava Sarah E. Briggs (esposa do capitão Benjamin), e a sua filha de dois anos, Sophia Matilda.


Sarah E. Briggs


Sophia Matilda

navio de nacionalidade britânica Dei Gratia estava a 400 milhas a leste dos Açores, quando avistou um navio à deriva. David Reed Morehouse, o capitão, descobriu que se tratava do Mary Celeste, o qual partira oito dias depois dele e já deveria estar em Génova.

      Morehouse abordou o Mary Celeste para oferecer ajuda. A embarcação encontrava-se em boas condições. O único bote salva-vidas desaparecera e uma das suas duas bombas d’água fora desmontada. Havia muita água no convés e o barco todo encharcado. O relógio não estava a funcionar, o compasso estava destruído. O sextante e o cronómetro não foram encontrados. Os pertences dos tripulantes ainda se encontravam nos alojamentos e a carga de 1 701 barris estava aparentemente intacta, até se descobrir que nove barris estavam vazios. Embora a embarcação estivesse em boas condições, ninguém estava a bordo.



      Por outro lado,"haviam misteriosas marcas de sangue e arranhões num corrimão". Porém, o mais intrigante foi a descoberta de uma espada debaixo da cama do capitão, que de início disseram estar ensanguentada. Investigações oficiais declararam que as manchas vermelhas eram, na verdade, ferrugem.
      A embarcação Dei Gratia (Graça de Deus) levou o intrigante navio para Gibraltar.

      Nos doze anos subsequentes, teve pelo menos doze proprietários.

      O último capitão, depois da derradeira viagem, resolveu pôr fim ao cargueiro. Inesperadamente, o Mary Celeste não afundou; perdeu-se no oceano e não mais se obteve notícias suas.Tudo indica que terá vagueado pelo mar até encalhar no litoral do Haiti. Pouco a pouco, toda a estrutura foi sendo coberta por corais, o que terá desde sempre dificultado a sua remoção do local.


      Uma outra versão relata que o barco, após ter sido libertado de Gibraltar, foi  comprado por um grupo de homens de negócios de Boston, em 1884. Supostamente, os novos proprietários  fizeram um seguro muito superior ao valor do navio, tendo-o posteriormente enviado para o Haiti. Aí, o barco terá embatido num recife de coral, mas a tentativa de fraude foi detectada e tanto o capitão como os proprietários terão sido levados a tribunal. Entretanto, o velho casco de madeira do Mary Celeste apodreceu num remoto recife das Caraíbas.


      Os restos deste estranho navio foram encontrados em 2001 numa expedição liderada por Clive Cussler e pelo produtor de filmes John Davis


      Dezenas de teorias tentam explicar o desaparecimento da tripulação, incluindo maremotos, trombas-d’água, vazamentos nos barris de álcool, ataques piratas e outros.
      O seu desparecimento causou sensação, assim como a sua posterior descoberta, em 1872, terá inspirado Arthur Conan Doyle no conto "Marie Celeste", misturando verdade e ficção. Apesar das muitas especulações sobre o assunto, o destino da tripulação permanece um mistério.

Fontes:
http://forumvp.forumeiros.com/t594-os-10-maiores-misterios-da-historia-da-humanidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sophia_Briggs_daughter_of_Benjamin.JPG
http://www.sobrenatural.org/noticia/detalhar/2218/navios_fantasmas_italia_e_haiti/
http://montegordo.tripod.com/fantasma.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário