Perdida na História

Perdida na História

domingo, 7 de agosto de 2011

A Guerra da ... Barba.

A Guerra da Barba ocorreu entre os anos de 1152 a 1153, envolvendo a Inglaterra e a França.

         Como senhora de uma porção substancial do que é actualmente França, Leonor de Aquitânia, com apenas 15 anos era a noiva mais desejada da Europa. O eleito foi o rei Luis VII de França que, com o casamento, estendeu os seus domínios até aos Pirinéus.

           Era desejo de Guilherme X, expresso no seu testamento, casar a filha com Luís, o Jovem, filho do rei da França (Luís VI). Em troca oferecia ao rei, como dote, a Aquitânia e Poitou.

         Entre outras coisas, Leonor estimulou o marido a participar na Segunda Cruzada, (1147 - 1149).





              Foi durante a expedição que começaram as divergências entre Leonor e Luís. Leonor era favorável à luta pela reconquista do Condado de Edessa, como estratégia de defesa do Principado de Antioquia, estado cruzado sob o domínio do seu tio Raimundo de Poitiers. Luís considerava mais importante alcançar Jerusalém. A discussão resultou numa rebelião dos cavaleiros da Aquitânia, e o exército ficou dividido. Em consequência, Luís VII decidiu atacar Damasco, mas fracassou.




             Ao voltar das Cruzadas, o rei Luís cortou a sua conhecida e muito extensa barba. Leonor, esposa do rei, utilizou este acontecimento, para obter o divórcio. 

Luis VII


            Para piorar a situação, Leonor casa-se com o rei Henrique Plantageneta II, da Inglaterra.

            Leonor, tinha um dote de seu pai, um ducado e duas províncias ao sul do país. Após o divórcio, pretendia obter novamente essas terras que estavam sob o poder de Luís VII, para oferecer ao rei de Inglaterra, então seu marido.

            Contudo, Luís VII, não concordou em devolver as terras, e declarou guerra contra a Inglaterra: a Guerra da Barba. Nesta guerra, França perdeu a batalha para a sua Nação rival.

           

           O Futuro de Leonor de Aquitânia

           A relação entre Leonor e Henrique pode ter começado antes da união oficial, como sugere o nascimento ainda no mesmo ano de 1152 de Guilherme, o primeiro filho do casal.

          No fim da década de 1160, Leonor separou-se de Henrique e retirou-se para a Aquitânia, devido (possivelmente) aos casos extra-matrimoniais do marido ou da sua insistência em interferir nos assuntos do Ducado de Leonor.

          A reconciliação nunca chegou e, em 1173 Leonor e os seus três filhos mais velhos Henrique, o Jovem, (1155 - 1183), Ricardo Coração de Leão e Godofredo revoltaram-se contra Henrique II - com o apoio de Luís VII, rei da França e ex-marido de Leonor.




        A rebelião familiar gerou outras revoltas em Poitou e motins dos vassalos do rei em grande parte dos seus feudos. Henrique II conseguiu controlar a situação, tendo mais tarde perdoado os filhos.


        Contudo, mandou prender Leonor que, acusada de ser a instigadora da revolta, permaneceu presa por 16 anos, primeiro no Castelo de Chinon, depois em Salisbury, entre outros castelos da Inglaterra.

        Em 1189, com a morte do marido e ascensão ao trono do seu filho Ricardo, Leonor é libertada e, com a partida de Ricardo para a Terceira Cruzada (1189 - 1192), tornou-se a regente da Inglaterra.


        Leonor morreu em 1204 e encontra-se sepultada na Abadia de Fontevraud, junto de Henrique II e Ricardo I.



Nota: Para quem aprecia bonecas de colecção, o link http://ana66.com/leonor.php mostra uma boneca dedicada a Leonor de Aquitânia.

Sem comentários:

Enviar um comentário