Perdida na História

Perdida na História

sábado, 21 de janeiro de 2012

Um nome perdido na História

Vila situada na fronteira Portuguesa com Espanha, a sua origem "perde-se nas brumas dos tempos estando a sua fundação e toponímia encobertas pela nebelina que sempre envolvem as lendas." Efectivamente, permanece um mistério o nome atribuído à Vila: Freixo de Espada à Cinta.




      Palco de inúmeros acontecimentos importantes na História de Portugal, como a guerra de D.Afonso II contra as irmãs, apoiadas por Afonso IX de Leão ou ainda a designada "Guerra da Fronteira" (1580 -1640), não se sabe quem ou porquê foi esta designação atribuída ao local. De facto, poder-se-á deduzir que quererá dizer "uma espada à cinta de um freixo".

      No que diz respeito a "Freixo", tudo indica que deriva de Fraxinus excelsior, uma árvore da família das Oleáceas, quanto à espada e à cinta, bem, aqui entra-se num vasto e longo caminho de lendas. 



     Uma das lendas remonta ao tempo dos Godos, povo que esteve na Península Ibérica no século V, onde um valoroso nobre, denominado "Espadacinta", após mais uma batalha contra os árabes, terá chegado a este local. Descansando da batalha à sombra de um freixo, conta a lenda que Espadacinta terá pendurado a sua espada no grande freixo. Dado a sua bravura no campo de batalha,  terá sido esta a origem para a denominação da povoação que se estaria ali a formar: Freixo de Espadacinta.



     Uma outra explicação remete igualmente para a fundação da vila, desta feita por um fidalgo de apelido “Feijão”, falecido em 977, primo de S. Rosendo. Este fidalgo teria por armas no seu brasão um freixo com uma espada cintada, daí que a vila terá adoptado esta designação, em sua homenagem.


     Numa outra versão, já numa época mais tardia, conta o povo que El Rei D. Dinis, estando já desgastado das guerras e batalhas que mantinha com o seu filho [bastardo], Afonso Sanches, estava ele de passagem por esta terra e, à semelhança do que ocorre na primeira lenda, deita-se a descansar à sombra de um freixo, tendo ali cravado o seu cinturão com a majestosa espada. Em sonho, terá visto o espírito da vigorosa árvore a traçar-lhe as directrizes correctas para o futuro próspero do Reino de Portugal. Acordado do sonho, o monarco terá decretado que a formosa vila tomasse a designação de
 Freixo de Espada à Cinta.



      Não é, pois, de admirar que em todo o vasto conjunto de lendas à volta do nome desta Vila haja uma relativa a um cavaleiro enigmático e anónimo: em tempos remotos e sem época, um cavaleiro perseguido uma verdadeira legião de inimigos, já sem forças que o sustentasse, terá amarrado a sua espada ao tronco de um freixo. Aos vilões, a árvore assim armada, terá parecido um gigante formidável, um verdadeiro "Adamastor". Daí o nome da vila: Freixo de Espada à Cinta.




Fontes:
http://www.cm-freixoespadacinta.pt//index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=70
http://www.g-sat.net/lendas-e-tradicoes-1073/lendas-de-freixo-de-espada-a-cinta-203621.html
http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/localidades.asp?funcao=Pesquisar1&distritos=4&concelhos=4_4

Sem comentários:

Enviar um comentário