Perdida na História

Perdida na História

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A Terra das Serpentes

A Península Ibérica é, há muitos séculos, palco de ocupação de diversos povos. No que diz respeito a Portugal, ao contrário do que se poderia pensar, é também uma terra presente na Mitologia grega. O que seria, então, Ophiussa?

Uma terra longínqua

      Apesar da grande distância que separa a Grégia do território português, na Antiguidade Clássica o povo grego atribuía ao território português a designação de Ophiussa, ou seja, Terra das Serpentes. Segundo algumas fontes, os ofís (na altura, o povo que vivia no actual território português) estavam estabelecidos na região norte do território, podendo-se estender até à parte da Galiza. Outros estudiosos apontam a Foz do rio Douro e a Foz do rio Tejo como as terras ocupadas por estes indivíduos.

      Algumas investigações arqueológicas vieram demonstrar a existência de alguns objectos muito antigos onde estariam presentes alguns desenhos alusivos a serpentes.

      Efectivamente, o timbre de muitos Reis Portugueses apresentava um dragão, por veze com semelhanças de um grifo, teria sido inspirado em imagens e mitos muito antigos referentes a uma Serpente alada, a "Serpente Real". Mais tarde, este símbolo terá sido também utilizados pelos Imperadores do Brasil.



      Quanto ao culto da Serpente Real, pensa-se que terá sido um legado de povos celtas que terão estado presentes na Europa que, possivelmente, estariam muito ligados ao culto "Ofi". Curioso mesmo é uma tradição egipcia que refere que "as serpentes egipcias de Carnac e Luxor teriam emigrado para a Europa".



      Portugal terá aparecido como nome entre 930 e 950 da Era Cristã, tendo sido mais difundido a partir do século X.  Fernando I de Leão e Castela, o Magno, denomina oficialmente o território de Portugal, quando em 1067 o oferta ao filho D. Garcia. Contudo, já no século V, durante o reinado dos Suevos, Idácio de Chaves já escrevia sobre um local chamado Portucale.

      Cale, actualmente Vila Nova de Gaia, seria já designada por Portucale no tempo dos godos, havendo num diploma de 841 uma primeira menção à província portugalense.

      Por outro lado, outras fontes afirmam que Portugal terá tido origem em Portogatelo, nome dado por um chefe Grego chamado Catelo, após o seu desembarque e estabelecimento junto do actual Porto.

      A primeira vez que o nome de Portugal aparece como elemento de raiz heráldica, é numa carta de doação da Igreja de São Bartolomeu de Campelo por D. Afonso Henriques em 1129

O Símbolo de Ophiussa

      Se por um lado a ligação da Serpente ao culto Cristão está muito ligado ao pecado atribuído a Eva e ao próprio Satanás, por outro lado a serpente é também vista como símbolo da vontade de Deus, personificado em Moisés, assim como Sabedoria e Cura, daí ser o símbolo da medicina, visto a capacidade de trocar de pele estar associada à cura e rejuvenescimento

Outras designações

      Ao longo dos séculos Ophiussa não terá sido a única designação atribuída ao território nacional. Aqui ficam alguns exemplos:

      Lusitania, nação Galaico-Portuguesa, Portucale, Portugalliae, Lusitaniae,Regno Portugalensium, Portugalis; Portugalliae et Algarbiae; Purtugall, Burtughāl (termo árabe); Ocidental Praia Lusitana ou Pátria Lusitana (Os Lusíadas); Luxitania e Portugraal (Port of Grail) são designações atribuídas a Portugal na vertente Esotérica e na Literatura Metafísica.

Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário