Perdida na História

Perdida na História

domingo, 12 de fevereiro de 2012

O Homem que recusou a saudação Nazi

Apesar de se estar a tornar numa verdadeira "notícia" na actualidade, o sucedido ocorreu em 1936 e revela um homem de, no mínimo, muita coragem.


      August Landmesser seria apenas um trabalhador dos estaleiros de Hamburgo, mas viria a ter o seu lugar na História pela sua coragem. Pertenceu ao partido dirigido por Hitler entre 1931 e 1935, contudo, o seu casamento com Irma Eckler, judia, levou a que fosse de imediato expulso do partido, tendo em conta que "profanado" e "desonrado" a raça ariana. 
      Tal como seria de esperar, a situação não fica apenas pela sua mera expulsão: Landmesser é preso, e as filhas nascidas durante o casamento são separadas (Ingrid fica ao cuidado da avó materna e Irene é enviada para um orfanato). Quanto à esposa, é detida e posteriormente é simplesmente eliminada pela Gestapo.

      À semelhança com o ocorrido com outras pessoas, Landmesser sai da prisão e é de imediato enviado para o palco da Grande Guerra. Desaparecido em combate, é mais tarde dado como presumivelmente morto.

O Homem que recusou usar a saudação nazi

      A história poderia até parecer vulgar nos tempos da Grande Guerra, não fosse o caso deste simples trabalhador se ter recusado a fazer a saudação nazi, num baptismo de mar de um navio-escola da Marinha alemã. O insólito ficou registado para a posteridade na fotografia:




      Apesar deste momento heróico, a história trágica desta família foi divulgada nos anos 90, quando a fotografia juntamente com um livro escrito por Irene é difundido: “Irene Eckler: Uma Família Separada pela Vergonha Racial”.        Apesar dos anos passados, só actualmente está a ganhar importância e a dar a volta ao Mundo, graças às redes sociais.


      Quanto à família, as duas irmãs acabaram por se reunir bastantes anos depois do falecimento dos pais. Quanto a Irene, terá visitado Hamburgo para falar com familiares da mãe que tivessem sobrevivido ao Holocausto, com a finalidade de reunir todas as informações possíveis acerca do seu passado nos tribunais locais. Desta pesquisa nasceu o livro que poderá eternizar August Landmesser, o homem que recusou a saudação nazi.  



Fontes:

2 comentários:

  1. Bom gosto você tem Cláudia, agradável teu blog e os posts. Te faço uma sugestão para leitura: As Pedras de Ica, mistério, história e ciência, como gostas.
    Carlos Eduardo - Brasil

    ResponderEliminar