Perdida na História

Perdida na História

terça-feira, 28 de junho de 2011

O azar (?) da sexta feira 13.

A crença de que o dia 13, às sextas-feiras, é dia de azar, deve ser a crença/superstição mais popular entre os cristãos. Há diversas explicações, umas com mais, outras com menos fundamento histórico. Aqui estão 3 das mais interessantes:

 - A primeira explicação baseia-se na ideia de que Jesus Cristo terá sido crucificado numa sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.


Outra explicação:  a deusa do amor e da beleza, Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a reunir –se todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Apesar de não haver grande base histórica, a lenda manteve-se através de algumas tradições orais nos países nórdicos.


 Por último, a explicação que parece reunir maior consenso junto dos historiadores, é aquela que refere a exterminação dos Templários.

- A derrota das Cruzadas, onde a terá Santa é perdida para os "infiéis", enfraqueceu a posição dos Templários, assim como das restantes ordens militares. Mantendo-se ainda extraordinariamente rica, credora do Papa e da corte da França, as posses destes cavaleiros passaram a ser sedentamente desejadas. Filipe IV, o Belo, necessitava urgentemente de capital e após confiscar todas as posses dos banqueiros lombardos e judeus (depois expulsou-os do país), dirigiu toda a sua atenção para os Templários. Como o Papa Clemente V devia a sua ascensão ao poder a França, foi fácil obter a sua aquiescência para o que se seguiu. A tarefa foi meticulosamente pensada, com toda a colaboração do ex-cavaleiro Esquieu de Floyran, o qual, pessoalmente interessado na dissolução da Ordem, levantou contra ela as mais duvidosas, estranhas e perversas acusações.


Tais denúncias foram avidamente aceites por Filipe IV, que, numa sexta-feira, 13 de Outubro de 1307, mandou prender todos os Templários de França e o seu Grão-Mestre, Jacques DeMolay, os quais, vergados à Inquisição, foram por esta indiciados de “hereges”.

 Por meio de insondáveis torturas físicas e psicológicas, foram finalmente obtidas confissões dos militares. A desgraça atinge o seu ponto culminante a 14 de Março de 1314, quando o Grão-Mestre do Templo, Jacques DeMolay, e Godofredo de Charney (preceptor da Normandia) foram publicamente queimados e executados no pelourinho, diante da catedral de Notre Dame.

Curiosamente, existe uma lenda que refere que o Grão-mestre terá advertido, tanto o Papa como o rei Filipe, que antes mesmo de aquele ano terminar, eles já estariam a ter “o seu justo castigo”. Verdade ou não, o certo é que antes do fim do ano, ambos os visados estavam já mortos.


Existem diversas lendas acerca de cavaleiros que conseguiram escapar e continuaram a reunir-se em segredo. Quanto a isso, não existem provas conhecidas.



O mais engraçado em tudo isto é que, existe, efectivamente, quem tenha fobia das sextas feiras 13!!!!: sofrem de Triscaidecafobia. Por outro lado, devido à crença em diferentes sociedades de que o "13" é número de azar, há também uma denominação para todos aqueles que têm fobia do número 13: parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia...



Pessoalmente, não creio que exista qualquer fundamento para recear um dia em concreto (hmmm...acho que os meus dias de azar são aleatórios... hmmmm....)

Por outro lado, espero que nunca ninguém se lembre de dizer que o pagamento do 13º mês dá azar...

1 comentário:

  1. Dia 13 pode ser mesmo azar como 13º Mês de sub.Natal este ano não? mas já tive sextas feiras 13 divertidas e muito boas,Cláudia.

    ResponderEliminar