Perdida na História

Perdida na História

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Um caso de maternidade com 900 anos

Publico aqui uma investigação levada a cabo pelo Grupo de Genética Forense e Genética de Populações, onde através de 4 amostras, fomos capazes de determinar o grau de parentesco entre um feto e um individuo adulto.

     Em Uceda, Guadalajara (Espanha) encontrou-se enterrado numa tumba simples, datada entre os séculos XII-XII, os restos cadavéricos de um individuo adulto, possivelmente do sexo feminino (foto 1). Junto ao seu abdómen foram também encontrados restos ósseos que, inicialmente, não foi possível determinar a sua origem dadas as suas reduzidas dimensões. Após descartar a hipótese de serem amostras de origem animal, a equipa de arqueólogos coloca pela primeira vez a hipótese de serem amostras fetais. 




Foto 1 - Individuo adulto, onde se podem observar no seu abdómen evidências ósseas de reduzidas dimensões.


     Levantou-se então a questão da possível relação de parentesco entre os dois indivíduos: seria uma relação mãe-filho/a ou tratar-se-ia de um caso de dois enterramentos não simultâneos, não existindo nenhum vínculo biológico entre os indivíduos?

     No Laboratório de Genética Forense e Genética de Populações conseguimos determinar com sucesso a relação entre os dois indivíduos como sendo de maternidade, através da análise de DNA mitocondrial, assim como de análise de marcadores autossómicos. Na foto 2 e 3 podem-se encontrar as amostras analisadas tanto do individuo adulto como do feto. 


Foto 2 - Amostras recolhidas do individuo adulto, dois dentes em boas condições, sem fissuras, sem cáries.



Foto 3 - Amostras recolhidas do presumível feto, uma possível vértebra e um osso indeterminado

Por último, foi também possível determinar o sexo biológico do feto e do individuo adulto. Este último confirmou-se a hipótese antropológica prévia, tratando-se de um individuo do sexo feminino. Quanto ao feto, apesar do elevado estado de degradação das amostras, conseguimos identificá-lo como sendo do sexo masculino. 

A investigação foi publicada e poder-se-á encontrar no seguinte link: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1875176815301232