Perdida na História

Perdida na História

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Notícia

Partilho aqui uma notícia que surgiu hoje acerca da descoberta de "Duas cariátides descobertas no maior túmulo antigo na Grécia". Noticia publicada pelo Jornal "Publico".

"Supõe-se que o túmulo seja da época de Alexandre, o Grande, e pertença a uma figura importante."

"Duas cariátides hieráticas, estátuas de mulheres vestidas com trajes drapeados, foram descobertas na entrada do misterioso e maior túmulo antigo encontrado na Grécia, em Anfípolis, onde elas guardam o acesso, anunciou no domingo o ministério da Cultura grego." (Fonte: Jornal "Publico") 

No sábado, "a retirada de terra da frente do segundo muro que encerra o túmulo revelou, sob a arquitrave em mármore, entre as pilastras, duas cariátides, de excelente construção, também em mármore”, lê-se no comunicado do ministério. (Fonte: Jornal "Publico") 

Nas fotos divulgadas, vê-se a sair da terra, até meio do busto, duas figuras femininas, cujos cabelos tombam sobre os ombros, vestidas com uma túnica com mangas. As cabeças das estátuas sustêm um entablamento." (Fonte: Jornal "Publico") 






Outras fontes deste mesmo tema: 

- http://www.bbc.com/news/world-europe-28758920


- http://news.discovery.com/history/archaeology/female-sculptures-guard-mysterious-tomb-in-greece-140907.htm




sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Idade de poucas trevas

     Ao pesquisar na Internet sobre o tema "Idade média"deparei-me com um post que me pareceu bastante interessante, dado ir de encontro com aquilo que eu penso. A chamada "Idade das trevas", estará bastante deturpada pelo passar dos séculos, por diversos motivos. O principal deles, segundo a minha opinião, terão sido as  más escolhas tomadas pela Igreja Católica (nomeadamente a criação do Tribunal do Santo Ofício, entre outros), assim como a falta de documentação autentica que não chegou aos nossos dias. Idade Média para a maioria das pessoas menos avisadas é sinónimo de escuridão, de processos retrogradas (comparativamente com a Antiguidade Clássica), obscurantismo e punição religiosa, censura e outras tantas descrições. Se por um lado será inegável que foram tempos muito, muito conturbados, é também verdade que apenas se tem dado ênfase às calamidades da Humanidade desse tempo. Não se fala na invenção dos óculos. Não se fala na invenção da rotação de culturas. Não se fala da invenção de milhares de outros objectos ou de ideias completamente inovadoras, porque possivelmente já fazem parte do quotidiano actual. Aqui falaremos de alguns "mitos" que ao longo dos séculos românticos posteriores à Idade média foram sendo criados, principalmente para mostrar superioridade ao Passado. 

1. "As pessoas medievais acreditavam que o mundo era plano".


Poder-se-ia pensar que os povos medievais tinham a ideia do mundo ser plano. Possivelmente sim. Contudo, no século XIX esta ideia foi disseminada com grande veemência, tentando demonstrar o quanto primitivos seriam os medievais. Contudo, imagens como a que chegaram até hoje desses tempos, demonstram o invés, que possivelmente já se tivesse as ideias claras quanto à geometria terrestre. 


2. "A Primae Noctis era uma realidade geral"


Decorria o século XIX em França, quando esta ideia se tornou gradualmente popular, acreditando que os senhores feudais medievais teriam inacabáveis direitos sobre os seus "súbditos", incluindo o direito irrevogável de passar a primeira noite após o matrimónio com a noiva do casal. Contudo, se não se tiver em conta os relatos do século XIX ou os filmes de Hollywood, não chegaram ao conhecimento da actualidade documentos que relatem tais práticas na Idade Média. Assim sendo, tanto poderá ser ou não verdade. 

3. "Os Vikings usavam cornos nos seus chapéus de guerra"


Durante as diversas escavações arqueológicas levadas a cabo em locais identificados com esta população - Vikings, nunca se encontraram ornamentos parecidos com chapéus com cornos ou chifres. Possivelmente nem sequer trariam vantagem no campo de batalha. Já no século  XIX, vários artistas plásticos escandinavos começaram a representar dessa forma os líderes vigorosos deste povo. Uma vez mais, à parte a ficção cinematográfica, até hoje não se registaram evidências arqueológicas deste tipo. Será também mito a sujidade associada a este povo, já que Irene Berg Sørensenum, do site Science Nordic, após uma árdua pesquisa, conseguiu demonstrar que este povo era bastante asseado, preferindo roupas perfumadas e coloridas, envergando vários tecidos importados das diferentes partes por eles conhecidas.

4. "Na Idade já existiam elaborados aparelhos de tortura"


Aqui está um ponto que não será de todo mito. Neste caso, existem centenas de relatos onde são descritas as diferentes formas de tortura. Um dos muitos casos infelizes é mesmo o do Tribunal do Santo Ofício que registava as suas práticas. Contudo, muitos dos aparelhos atribuídos a esta época medieval foram inventados mais tarde, por exemplo no Renascimento.

5. "As mulheres utilizavam cintos de castidade"




As histórias românticas narradas sobre este período, contam que os senhores seguiam para as Cruzadas, assegurando-se que as suas esposas e damas estariam bem seguras dentro de um cinto de castidade. A verdade é que nunca se teve conhecimento, nem sequer em gravura da época, de tão sinistro aparelho. Os primeiros relatos acerca da utilização deste instrumento na Idade Média surgem, uma vez mais, no século XIX aquando do boom do fascínio sobre os instrumentos de tortura da Idade Média. Uma vez mais, a inexistência de prova, não prova que tal não existisse ou fosse utilizado. Contudo, exceptuando uma vez mais as obras cinematográficas e os relatos do século XIX, não existe na actualidade conhecimento de tais práticas medievais.

6. "As pessoas da Idade Média apenas bebiam vinho porque a água não era potável"


Se por um lado é possível que existissem vários poços de água infectados e outras fontes de água poluídas, é também verdade que existia um número bem superior ao actual de fontes de água potável. Efectivamente, gravuras e relatos escritos contam da pratica dos povos medievais misturarem água no vinho para o tornarem menos forte. Se por um lado é verdade que não existia controlo de alcoolemia, é também de referir que não é provável que todos os indivíduos fossem alcoólicos crónicos, dado que a ser assim nunca teriam chegado até à actualidade o vasto legado (benéfico) medieval, como as construções em pedra.

7. "As pessoas da Idade Média pensavam que o tomate era venenoso".

Tal mito é, de facto, puro mito. Não existe forma conhecida de tal ser possível, já que a introdução do tomate na Europa aconteceu depois da Descoberta da América, tendo este sido trazido, mais precisamente, da América do Sul. Após a sua introdução no continente europeu, a sua utilização foi crescendo cada vez mais, dado o seu acessivel e fácil cultivo, assim como as vantagens nutricionais deste alimento, nomeadamente a vitamina C. 

8. "As pessoas da Idade Média não utilizavam talheres"



Tal não passará, uma vez mais, de mito. Não existe motivo para a população medieval não comer com estes utensílios, já que facas e colheres eram utensílios do quotidiano medieval e já o garfo foi introduzido pelo Império Bizantino no século VI e na Itália no século XI. Acreditar que não tinham acesso devido à extrema pobreza poderá ser um argumento, contudo, existem ainda na actualidade situações de igual pobreza, pelo que tal não tem de generalizado ao ponto de ser típico da Idade Média. 

9. "A população medieval era, por norma, suja"



Tais conjecturas não deverão, igualmente, ter grande fundamento. Existem diversas gravuras e relatos de que as pessoas tinham o gosto pela higiene. Contudo, possivelmente não tinham acesso a perfeitas condições para poderem ter uma higiene impecável, como banheiras dentro de casa. Em escavações arqueológicas, chegaram até à actualidade pentes e outros instrumentos de higiene, demonstrando que a higiene não estava apenas destinada a escalões superiores. 

10. "As mulheres medievais não tinham direitos"


Uma pessoa conhecedora da História da Idade Média europeia poderá contestar esta ideia. A mulher medieval não era de todo uma "escrava do seu senhor". Era frequente a mulher medieval herdar, vender propriedades, comprar propriedades, dirigir negócios e em termos legais, a mulher medieval usufruía de igual constância na lei. Por exemplo, era comum existirem mulheres a governarem regiões, tendo-se assistido a tal em várias ocasiões na Península Ibérica. Curiosamente, ao longo dos períodos da História, a mulher europeia foi paulatinamente perdendo grande parte de todos esses direitos que usufruía na Idade Média. 

11. "A população medieval obedecia cegamente à Igreja e eram bastante pios".


É uma ideia bastante generalizada, dado o impacto da Igreja Católica nesta sociedade, associado à falta de escolarização do povo. Contudo, chegaram à actualidade documentos de várias regiões que afirmam que não seria bem assim. Se por um lado, grande parte da população obedecia sem escrutinar os ensinamentos da Igreja, existia também uma grande fracção da população que, à semelhança do que ocorre hoje, interpretava a mensagem da Igreja e actuava segundo o seu próprio critério.  Existem vários documentos onde vários teólogos medievais se queixam da falta de adesão do povo aos ensinamentos e práticas da Igreja. 


Penso que a Idade Média foi um dos Períodos da Humanidade mais conturbados. Guerras, falta de alimentos, doenças e principalmente falta de informação terão sido, na minha opinião, os maiores entraves para um sociedade medieval diferente. Não foi uma época totalmente de trevas. Efectivamente, com todas as dificuldades inerentes, foi uma época que deixou ao mundo descobertas, invenções e ideias absolutamente incríveis. Se a Idade Média tivesse sido uma época de trevas, nunca essas pessoas teriam tido o engenho, a perseverança e a genialidade de criar, construir e dar a conhecer ao mundo [europeu] de então, Novos Mundos.


Fontes:
http://www.tecmundo.com.br/mega-curioso/27580-mito-ou-verdade-os-vikings-usavam-capacetes-com-chifres-.htm
http://www.medievalists.net/2014/06/27/15-myths-middle-ages/
http://www.medievalists.net/