Perdida na História

Perdida na História

domingo, 1 de setembro de 2013

Um Hospital com 1000 anos

Notícia

     Foi noticiada a descoberta de um hospital das Cruzadas em Jerusalém com cerca de 1000 anos. 
      Segundo o site noticioso, "o espaço era altamente movimentado, encontrava-se dividido por tipos de doenças e patologias e tinha uma capacidade máxima para 2.000 pacientes. (...) Datado do período de 1099 d.C. (ano em que os Cruzados chegaram às muralhas de Jerusalém) até 1291 d.C., o edifício escondia-se sob um mercado abandonado de produtos hortícolas, numa área conhecida como Muristan."

      O que até agora foi descoberto corresponde àquilo que se pensa ser uma pequena porção daquilo que o hospital terá sido, pensando-se que poderia ter cerca de 15 mil metros quadrados. A pesquisa actual centrou-se sobretudo em "documentos contemporâneos, maioritariamente escritos em latim." 


     Dois dos intervenientes na descoberta, Renne Forestany e Amit Reem, referem que "os textos dão conta de um "sofisticado hospital construído por uma ordem militar cristã chamada 'Ordem de San Juan do Hospital em Jerusalém', cujos membros se dedicavam ao cuidado e atendimento de peregrinos na Terra Santa"."
 


      Contudo, o mais impressionante relaciona-se com os depoimentos da época, que dão a conhecer a precária saúde e os escassos conhecimentos na área da medicina e/ou higiene. " Um dos relatos, por exemplo, é de um médico que conta que amputou a perna de um cavaleiro por uma pequena ferida infectada, levando o paciente à morte."

    Para mais informações sobre a notícia, consultar o site oficial da Autoridade de Antiguidades de Israel: http://www.antiquities.org.il/article_Item_eng.asp?sec_id=25&subj_id=240&id=2016&module_id=#as

Fontes: